A psicoterapia é um ótimo recurso para avaliar nossos problemas a partir de outro ponto de vista. Os amigos podem dar conselhos, mas muitas vezes precisamos de uma escuta especializada. É neste momento que nós, psicólogos, entramos em ação.
Para pedir ajuda a um profissional não é preciso apresentar um transtorno psiquiàtrico. Ao contrário, hoje em dia é muito comum fazer terapia com foco no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Para muitas pessoas, com a terapia é possível ampliar sua consciência acerca de si mesmo, promovendo mudanças no modo como a pessoa se comporta diante de determinadas situações.
Não se trata de receber conselhos de alguém que não conhece você, mas de aprender a enxergar os seus problemas a partir de outra perspectiva.
A psicoterapia é uma possibilidade de entrar em contato com nós mesmos, com nossos sofrimentos, angústias e dificuldades e dessa maneira, encontrarmos caminhos, respostas e forma de enfrentamento. Sendo assim, é um espaço de crescimento, amadurecimento e principalmente de mudança.
Você não precisa ser diagnosticado com transtorno mental para fazer terapia.