O que são transtornos de ansiedade? A ansiedade é uma emoção normal. É a maneira de o seu cérebro reagir ao estresse e alertá-lo sobre um perigo potencial pela frente.
Todo mundo se sente ansioso de vez em quando. Por exemplo, você pode se preocupar ao enfrentar um problema no trabalho, antes de fazer um teste ou antes de tomar uma decisão importante.
Ansiedade ocasional é normal. Mas os transtornos de ansiedade são diferentes. Eles são um grupo de doenças mentais que causam ansiedade e medo constantes e avassaladoras. A ansiedade excessiva pode fazer com que você evite o trabalho, a escola, os encontros familiares e outras situações sociais que podem desencadear ou piorar seus sintomas.
Com o tratamento, muitas pessoas com transtornos de ansiedade podem controlar seus sentimentos.
Tipos de Transtornos de Ansiedade
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade:
- Distúrbio de ansiedade generalizada . Você sente preocupação e tensão excessivas e irrealistas com pouca ou nenhuma razão.
- Síndrome do pânico . Você sente um medo repentino e intenso que causa um ataque de pânico. Durante um ataque de pânico, você pode suar, sentir dor no peito e ter um batimento cardíaco acelerado (palpitações). Às vezes, você pode sentir que está sufocando ou tendo um ataque cardíaco.
- Transtorno de ansiedade social . Também chamada de fobia social, é quando você sente uma grande preocupação e autoconsciência com as situações sociais cotidianas. Você se preocupa obsessivamente com os outros julgando você ou sendo envergonhado ou ridicularizado.
- Fobias específicas. Você sente um medo intenso de um objeto ou situação específica, como altura ou vôo. O medo vai além do que é apropriado e pode fazer com que você evite situações comuns.
- Agorafobia. Você tem um medo intenso de estar em um lugar onde parece difícil escapar ou obter ajuda se ocorrer uma emergência. Por exemplo, você pode entrar em pânico ou sentir-se ansioso quando estiver em um avião, transporte público ou ficar na fila com uma multidão.
- Ansiedade de separação. As crianças pequenas não são as únicas que se sentem assustadas ou ansiosas quando um ente querido sai. Qualquer pessoa pode ter transtorno de ansiedade de separação. Se o fizer, você se sentirá muito ansioso ou com medo quando uma pessoa com quem você se aproxima sair da sua vista. Você sempre se preocupa com a possibilidade de que algo ruim aconteça com seu ente querido.
- Mutismo seletivo. Esse é um tipo de ansiedade social em que crianças que conversam normalmente com a família não falam em público, como na escola.
- Transtorno de ansiedade induzido por medicamentos. O uso de certos medicamentos ou drogas ilegais ou a retirada de certos medicamentos podem desencadear alguns sintomas do transtorno de ansiedade.
Existem muitas formas de aprender a lidar com a ansiedade. A primeira delas é identificar a ansiedade e conhecê-la. Entender como ela funciona em você, como ela afeta a sua vida diária. Encará-la de frente.
Através da psicoterapia é possível mudar a forma como você se relaciona com as situações do dia a dia e assim, minimizar o efeito que a ansiedade tem em sua vida.
Sintomas de transtorno de ansiedade
O principal sintoma dos transtornos de ansiedade é medo ou preocupação excessivos. Os transtornos de ansiedade também podem dificultar a respiração, o sono, a calma e a concentração. Seus sintomas específicos dependem do tipo de transtorno de ansiedade que você possui. Como controlar a ansiedade depende de uma avaliação mais detalhada
Os sintomas mais comuns são:
- Pânico, medo e inquietação
- Sentimentos de pânico, desgraça ou perigo
- Problemas de sono
- Não ser capaz de manter a calma e ainda
- Mãos ou pés frios, suados, dormentes ou formigantes
- Falta de ar
- Respirar mais rápido e mais rápido que o normal (hiperventilação)
- Palpitações cardíacas
- Boca seca
- Náusea
- Músculos tensos
- Tontura
- Pensando em um problema repetidamente e incapaz de parar (ruminação)
- Incapacidade de concentração
- Intensamente ou obsessivamente, evitando objetos ou lugares temidos
- Causas do transtorno de ansiedade e fatores de risco
- Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa transtornos de ansiedade. Uma mistura complexa de coisas desempenha um papel em quem recebe e não recebe.
Causas do Transtorno de Ansiedade
Algumas causas de transtornos de ansiedade são:
- Genética. Transtornos de ansiedade podem ocorrer em famílias.
- Química cerebral. Algumas pesquisas sugerem que os transtornos de ansiedade podem estar ligados a circuitos defeituosos no cérebro que controlam o medo e as emoções.
- Estresse ambiental. Refere-se a eventos estressantes que você já viu ou viveu. Os eventos da vida freqüentemente associados a transtornos de ansiedade incluem abuso e negligência na infância, a morte de um ente querido, ou ser atacado ou sofrer violência.
- Abstinência ou abuso de drogas. Certos medicamentos podem ser usados para ocultar ou diminuir certos sintomas de ansiedade. O transtorno de ansiedade geralmente anda de mãos dadas com o uso de álcool e substâncias.
- Condições médicas. Algumas condições cardíacas, pulmonares e da tireóide podem causar sintomas semelhantes aos transtornos de ansiedade ou piorar os sintomas de ansiedade. É importante fazer um exame físico completo para descartar outras condições médicas ao conversar com seu médico sobre ansiedade.
- Fatores de risco para transtorno de ansiedade
- Algumas coisas também aumentam a probabilidade de você desenvolver um transtorno de ansiedade. Estes são chamados fatores de risco. Alguns fatores de risco você não pode mudar, mas outros você pode.
Os fatores de risco para transtornos de ansiedade incluem:
História de transtorno de saúde mental. Ter outro distúrbio de saúde mental, como a depressão, aumenta o risco de transtorno de ansiedade. Abuso sexual na infância. O abuso ou negligência emocional, física e sexual durante a infância está ligado a transtornos de ansiedade mais tarde na vida. Trauma. Viver um evento traumático aumenta o risco de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que pode causar ataques de pânico. Eventos negativos da vida. Eventos de vida estressantes ou negativos, como a perda dos pais na primeira infância, aumentam o risco de transtorno de ansiedade. Doença grave ou condição crônica de saúde. A preocupação constante com sua saúde ou com a saúde de um ente querido ou com o cuidado de alguém doente pode fazer com que você se sinta oprimido e ansioso. Abuso de substâncias. O uso de álcool e drogas ilegais aumenta a probabilidade de você ter um transtorno de ansiedade. Algumas pessoas também usam essas substâncias para ocultar ou aliviar os sintomas de ansiedade. Ser tímido quando criança. Timidez e afastamento de pessoas e lugares desconhecidos durante a infância estão ligados à ansiedade social em adolescentes e adultos. Baixa autoestima. Percepções negativas sobre si mesmo podem levar ao transtorno de ansiedade social. Diagnóstico de Transtorno de Ansiedade
Se você tiver sintomas, seu médico o examinará e fará perguntas sobre seu histórico médico. Ela pode executar testes para descartar outras condições de saúde que possam estar causando seus sintomas. Nenhum teste de laboratório pode diagnosticar especificamente distúrbios de ansiedade.
Se o seu médico não encontrar nenhuma razão física para se sentir, ele poderá enviá-lo a um psiquiatra, psicólogo ou outro especialista em saúde mental. Esses médicos farão perguntas e usarão ferramentas e testes para descobrir se você pode ter um transtorno de ansiedade.
Seus médicos considerarão há quanto tempo você tem sintomas e a intensidade deles ao diagnosticá-lo. É importante informar seus médicos ou conselheiros se sua ansiedade dificulta o aproveitamento ou a conclusão das tarefas diárias em casa, no trabalho ou na escola.
Tratamentos para transtorno de ansiedade
Existem muitos tratamentos para reduzir e gerenciar os sintomas do transtorno de ansiedade. Geralmente, as pessoas com transtorno de ansiedade tomam remédios e vão ao aconselhamento.
Os tratamentos para o transtorno de ansiedade incluem:
Medicamento . Vários tipos de medicamentos são usados para tratar distúrbios de ansiedade. Converse com seu médico ou psiquiatra sobre os prós e contras de cada medicamento para decidir qual é o melhor para você.
Antidepressivos. Os antidepressivos modernos (ISRSs e SNRIs) são normalmente os primeiros medicamentos prescritos para alguém com transtorno de ansiedade. Exemplos de ISRS são escitalopram (Lexapro) e fluoxetina (Prozac). Os SNRIs incluem duloxetina (Cymbalta) e venlafaxina (Effexor). Bupropiona. Este é outro tipo de antidepressivo comumente usado para tratar a ansiedade crônica. Funciona de maneira diferente dos SSRIs e SNRIs. Outros antidepressivos. Estes incluem tricíclicos e inibidores da monoamina oxidase (MAOIs). Eles são menos usados porque os efeitos colaterais
Tratamento para ansiedade, como controlar
Uma das melhores soluções para a ansiedade como um todo é tratamento psicológico, hoje em dia é prático com a terapia online você pode ser atendido com mais comodidade através de uma chamada de vódeo e sessões semanais com psicóloga virtual.
- DEPRESSÃO E ANSIEDADE NÃO SÃO A MESMA COISA
- Ansiedade – o que é, causas, sintomas e tratamentos!
- As causas desse transtorno estão relacionadas a preocupações excessivas com o futuro
- A ansiedade é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idadesA ansiedade é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades
- Transtorno de ansiedade: sem tempo para o agora
- A ansiedade é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal
- A ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior
- Como saber se é ansiedade
- Ansiedade durante a pandemia
- A ansiedade é um sentimento caracterizado pela tensão
- Ansiedade: conheça 13 sintomas que merecem sua atenção
- Transtorno de ansiedade: sem tempo para o agora